1 |
|
|
|
|
|
3 vídeos para motivar
reuniões Duração: 15min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
3 vídeos para motivar reuniões e reflexões. Motivação de
professores, preparação de reuniões pedagógicas, aulas, reflexões pessoais: são
muitas as utilidades desse novo título agora oferecido aos professores.
Minutagem / Conteúdo:
Cada um dos três vídeos que compõem este programa abrem, por
sua riqueza de imagem e pela amplitude dos conceitos, um imenso campo de reflexões sobre
alguns dos temas mais importantes da educação contemporânea. Os três vídeos que
compõem esta fita são:
As muitas faces do professor: mostra as diferentes perspectivas da
vida do professor, inclusive dimensões pessoais inseparáveis de seu papel de educador.
A sala de aula transformada: apresenta novos paradigmas do ensino,
novos tempos da Educação na entrada de um novo século.
Tradição e renovação na escola: o vídeo motiva uma reflexão
fundamental na escola moderna - os limites entre o tradicional e o novo. O que é
essencial e o que deve mudar na Educação? na escola.
|
LDB - perspectivas e possibilidades Autor: Arthur Fonseca Filho
Duração: 1h20
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
Arthur Fonseca Filho fala das profundas transformações
pelas quais podem passar o currículo, o projeto pedagógico entre outros.
Minutagem / Conteúdo:
Neste vídeo, o professor e advogado Arthur Fonseca Filho dá uma
entrevista ao jornalista Paulo de Camargo sobre a nova legislação da Educação
brasileira. Mostra as novidades que as leis, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases
(LDB), trazem para a escola. Arthur fala da autonomia conferida à unidade escolar e das
profundas transformações pelas quais podem passar o currículo, o projeto pedagógico, o
regimento e vários outros aspectos presentes no cotidiano escolar.
Qual é o conteúdo do vídeo?
Em formato de entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo.
Leia alguns trechos da entrevista:
"A LDB muda o paradigma do currículo obrigatório para o da autonomia da escola.
Cabe à escola definir sua proposta pedagógica e o professor passa a ser o autor, não
mais o executor dessa proposta."
"O regimento não deve ser mais apenas um documento burocrático, copiado de outra
escola."
Autor: Arthur Fonseca Filho é professor, advogado, diretor do Colégio Uirapuru e
presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (1º mandato: 1999-2000).
Duração: 80 min.
|
Novos Paradigmas da Educação Autor: Mario Sergio Cortella
Duração: 40min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
Neste vídeo, o filósofo Mario Sergio Cortella aponta
características, posturas e movimentos que os educadores devem cultivar para a
construção de novos paradigmas na Educação. "Temos um sinal curioso de uma certa
distorção pedagógica quando alguém nos diz 'os alunos de hoje não são mais os
mesmos' e continua dando aula como a 10 ou 15 anos atrás." "Toda mudança
implica um desequilíbrio momentâneo. O medo desse desequilíbrio pode ser paralisante.
Se, na tentativa de andar, um bebê não tivesse a coragem de enfrentar isso, ele nunca
andaria." "Aquele que lida com o futuro, que lida com a Educação, no qual se
deseja uma melhor condição de existência, na qual a vitalidade, a dignidade e a
fraternidade tenham lugar, é um educador esperançoso.
Minutagem /
Conteúdo:
00'15" - Novos paradigmas
04'06" - Momentos graves são também momentos grávidos
09'35" - Cautela reflexiva e cautela imobilizadora
12'00" - Paciência histórica, paciência pedagógica e paciência afetiva
16'30" - O desenvolvimento da competência coletiva
26'00" - O desafio de mudar
36'44" - A capacidade de esperança
|
O Educador no Olho do Furacão
Autor: Rui
Canario
Duração: 1h20
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00
Resenha:
Rui Canario, um dos mais importantes educadores da
atualidade, fala sobre o papel do professor na transformação da forma escolar de educar.
Minutagem / Conteúdo:
Neste vídeo, em formato de palestra, o professor português Rui
Canário faz um amplo cenário da Educação atual e, principalmente, do papel que o
professor tem neste momento de enormes transformações. Canário é hoje um dos
principais nomes da Educação, sendo chamado a dar conferências no mundo todo. Este
programa foi gravado durante sua passagem pelo Brasil, quando falou para mais de mil
educadores brasileiros em um seminário em São Paulo, no final de 2000.
Leia alguns trechos da palestra:
"Nos últimos 30 anos, vivemos uma crise persistente na Educação, em todo o mundo.
É uma crise da escola, e no centro desta crise está o professor."
"A escola desenvolveu-se em nome da idéia de igualdade. O que a investigação e os
fatos vieram evidenciar é seu compromisso com a produção de desigualdades escolares e
sociais."
"Para construir o futuro da escola, precisamos passar do paradigma de ensinar para o
de aprender; revalorizar a experiência, isto é, o erro; deixar de separar o espaço de
aprender e de agir e valorizar as aprendizagens que não são formais, pois as coisas mais
decisivas de nossas vidas não foram aprendidas na escola."
"Não contesto a necessidade de recursos, pois em alguns casos são mesmo escassos.
Mas digo que para mudar o essencialnão é decisiva a quantidade de recursos, mas a
maneira como os interpretamos e os organizamos."
Autor: Rui Canário Professor doutor na Universidade de Lisboa, onde trabalha com um
influente grupo de pesquisadores. Há 30 anos trabalha com crianças, adolescentes e
adultos.Desenvolve projetos junto a comunidades minoritárias, como populações rurais
portuguesas. Publicou diversas obras em Portugal.
Duração: 80 min.
|
Qualidade de Ensino -
uma Visão Internacional
Autor: Claudio de Moura Castro
Duração: 1h10
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 só disponível em VHS
Resenha:
Claudio de Moura Castro fala sobre temas como disciplina,
currículo e formação de professores comparando sistemas educacionais do mundo todo.
Minutagem / Conteúdo:
Neste vídeo, em entrevista ao jornalista Paulo de Camargo,
Claudio de Moura Castro discorre sobre diversos temas da Educação, como disciplina,
sistemas de avaliação, currículo, formação de professores e organização da
instituição escolar. Moura Castro compara sistemas educacionais do mundo todo: EUA,
Japão, Sudeste Asiático, Europa e América Latina.
Leia alguns trechos da entrevista:
"A escola deve ensinar a ler um texto difícil, a escrever, a pensar, a interagir, a
resolver problemas e a utilizar métodos quantitativos. O resto é perfumaria. Nos países
desenvolvidos há um enxugamento do currículo, com um aprofundamento nos paradigmas
intelectuais mais importantes."
"Não há nada de errado com Piaget, Emília Ferreiro ou Paulo Freire. Mas não basta
estudá-los para ser um bom professor. Ainda há sérios problemas no domínio de
conteúdos básicos por parte do professor. Vygotsky não mostra como ensinar raiz
quadrada."
"No mundo todo o sucesso de uma escola deve-se a três fatores: a liderança de um
diretor presente, um ambiente de trabalho estimulante e um rumo claro, trilhado com
perseverança."
Autor: Claudio de Moura Castro Autor de aproximadamente 30 livros e 250 artigos
sobre Educação, Claudio de Moura Castro é economista, mestre pela Yale University e PhD
pela Vanderbilt University. Lecionou na PUC-RJ, FGV-RJ, UnB, Chicago University,
Universidade de Genebra (Suíça) e Universidade de Borgonha (França). Foi diretor da
CAPES e coordenador técnico do ECIEL, projeto que pesquisa as políticas de Educação na
América Latina. Como atual Assessor-Chefe para Educação do BID Banco
Interamericano de Desenvolvimento, Castro tem uma visão privilegiada do que ocorre na
Educação, em todo o mundo.
Duração: 70 min
Para adquirir:
ve@visaoeducacional.com.br
tel/fax: (21) 2208-9597
Home|A Empresa|Artigo|Catálogo|Clientes|Como
comprar|Cursos|Download|Eventos|LançamentoslLivros|Contatol
|
|
|