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Educação
Sexual - VHS e DVD |
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Educação Sexual 1 - Uma
educação emancipatória Autor: César Nunes
Duração: 45min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
"Pais e professores devem buscar uma compreensão da
sexualidade para uma intervenção qualitativa, subjetiva, ética, informativa, capaz de
dar às novas gerações alguma segurança, alguma referência na vivência social e
pessoal da sexualidade." "Hoje, quando nós não falamos de sexo com nossos
filhos, quando não criamos canais para uma educação sexual, estamos delegando sua
educação sexual à midia, à indústria fonográfica, à indústria cinematográfica -
que querem um homem e uma mulher genitais, quantitativos, belos, consumíveis e
consumistas."
Minutagem / Conteúdo:
César Nunes é doutor do Departamento de Filosofia e História
da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Autor de diversos livros de
Filosofia, História e Educação. Foi professor da rede pública e particular, no Ensino
Médio e Fundamental. Trabalhou na implantação da Educação Sexual nas escolas
públicas nas décadas de 1980 e 1990, atuando nos movimentos sociais que reivindicaram
este espaço e defendiam a abordagem educacional do tema. É um dos fundadores e
principais dirigentes da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual) que busca
implementar a Educação Sexual Emancipatória como exigência ética, estética e
política da formação de sujeitos críticos e autônomos.
Neste vídeo, César Nunes traça um amplo painel da Educação Sexual hoje e instiga pais
e professores a refletir sobre as conseqüências de se ausentarem do processo de
educação sexual das crianças e jovens, convidando-os a uma necessária, preparada e
amorosa intervenção.
No vídeo, são abordados:
- Conceitos de Educação Sexual;
- Histórico da sexualidade no Brasil;
- A sociedade pansexualista;
- A mídia como (des) educadora sexual;
- Sexo e Sexualidade;
- Orientação para uma intervenção adequada - referências e estudos.
"Pais e professores devem buscar uma compreensão da sexualidade para uma
intervenção qualitativa, subjetiva, ética, informativa, capaz de dar às novas
gerações alguma segurança, alguma referência na vivência social e pessoal da
sexualidade."
"Hoje, quando nós não falamos de sexo com nossos filhos, quando não criamos canais
para uma educação sexual, estamos delegando sua educação sexual à midia, à
indústria fonográfica, à indústria cinematográfica - que querem um homem e uma mulher
genitais, quantitativos, belos, consumíveis e consumistas."
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Educação Sexual 2 - Os
primeiros 4 anos
Autor: César
Nunes
Duração: 55min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
"Na sociedade atual, sobretudo nos primeiros anos das
crianças, existem dois pesos e duas medidas: para o menino, toda uma sorte de
estimulação, necessidade de busca e de legitimação social. Para a menina, um conjunto
de controle, repressão e mecanismos de contenção da sua expressividade sexual."
"Se uma criança é ainda concretude, se ela não tem ainda todas as condições de
abstração, então ela é sensoriedade. É muito importante que pais e professores tenham
com as crianças atividades lúdicas, peguem nas suas mãos ao caminhar, descubram o corpo
físico do mundo juntos. É muito importante o toque com o corpo do pai, com o corpo da
mãe, abraços..."
Minutagem / Conteúdo:
César Nunes é doutor do Departamento de Filosofia e História
da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Autor de diversos livros de
Filosofia, História e Educação. Foi professor da rede pública e particular, no Ensino
Médio e Fundamental. Trabalhou na implantação da Educação Sexual nas escolas
públicas nas décadas de 1980 e 1990, atuando nos movimentos sociais que reivindicaram
este espaço e defendiam a abordagem educacional do tema. É um dos fundadores e
principais dirigentes da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual) que busca
implementar a Educação Sexual Emancipatória como exigência ética, estética e
política da formação de sujeitos críticos e autônomos.
Neste vídeo, César Nunes aborda os conceitos presentes na sociedade quanto à
definição dos papéis masculino e feminino nos primeiros anos de vida e discorre sobre
as fases do desenvolvimento psico-social das crianças até 4 anos de idade. O autor
analisa nossa forma usual de pensar e agir e indica caminhos para uma atuação de pais e
professores que leve em conta o desenvolvimento natural e emancipatório de nossas
crianças.
No vídeo, são abordados:
- Expectativas da sociedade em relação aos meninos e meninas;
- As fases anal e sensorial oral;
- A descoberta da genitália;
- O egocentrismo;
- A curiosidade das crianças a respeito das grandes questões da humanidade;
- Uma visão crítica da televisão.
"Na sociedade atual, sobretudo nos primeiros anos das crianças, existem dois pesos e
duas medidas: para o menino, toda uma sorte de estimulação, necessidade de busca e de
legitimação social. Para a menina, um conjunto de controle, repressão e mecanismos de
contenção da sua expressividade sexual."
"Se uma criança é ainda concretude, se ela não tem ainda todas as condições de
abstração, então ela é sensoriedade. É muito importante que pais e professores tenham
com as crianças atividades lúdicas, peguem nas suas mãos ao caminhar, descubram o corpo
físico do mundo juntos. É muito importante o toque com o corpo do pai, com o corpo da
mãe, abraços..."
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Educação Sexual 3 - de 5
a 9 anos
Autor: César
Nunes
Duração: 45min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
"É importante ampliar os canais de comunicação, retomar
as questões abordadas na fase anterior, agora revestindo com informações científicas,
processuais, descritivas do corpo e da dinâmica da sexualidade." "Uma escola
que se torne ventríloquo da televisão vai se tornar um reforço negativo da identidade
sexual destes meninos e meninas. A escola que promove o mesmo tipo de dança, músicas,
modas dos programas de TV, marcados pela excitação precoce, pela sexualidade
exibicionista, ao invés de fazer um juízo seletivo e crítico, repercute aquilo que a TV
propõe."
Minutagem / Conteúdo:
César Nunes é doutor do Departamento de Filosofia e História
da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Autor de diversos livros de
Filosofia, História e Educação. Foi professor da rede pública e particular, no Ensino
Médio e Fundamental. Trabalhou na implantação da Educação Sexual nas escolas
públicas nas décadas de 1980 e 1990, atuando nos movimentos sociais que reivindicaram
este espaço e defendiam a abordagem educacional do tema. É um dos fundadores e
principais dirigentes da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual) que busca
implementar a Educação Sexual Emancipatória como exigência ética, estética e
política da formação de sujeitos críticos e autônomos.
Neste vídeo, César Nunes reflete sobre o período no qual as crianças começam a se
desligar fisicamente da mãe, reforçam seu egocentrismo e passam a participar do
"mundo social". É a época da identificação com os papéis sociais de pais e
mães, a entrada no mundo escolar e o início da puberdade.
São abordados, nesse vídeo, temas como:
- A identificação com o pai e a mãe;
- Imitação e referências;
- Entrada na escola, entrada no mundo social;
- Jogos de gregarismo;
- Da anomia à heteronomia primeiras negações da autoridade;
- Início da puberdade;
- Primeiras atrações entre os sexos;
- Uma visão crítica da televisão.
"É importante ampliar os canais de comunicação, retomar as questões abordadas na
fase anterior, agora revestindo com informações científicas, processuais, descritivas
do corpo e da dinâmica da sexualidade."
"Uma escola que se torne ventríloquo da televisão vai se tornar um reforço
negativo da identidade sexual destes meninos e meninas. A escola que promove o mesmo tipo
de dança, músicas, modas dos programas de TV, marcados pela excitação precoce, pela
sexualidade exibicionista, ao invés de fazer um juízo seletivo e crítico, repercute
aquilo que a TV propõe."
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Educação Sexual 4 - de 10 a 14
anos Autor:
César Nunes
Duração: 55min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
"Nós temos um preconceito em relação ao mundo
adolescente. Sabemos todos e não podemos esquecer do quanto é difícil a transição de
uma perda do corpo infantil, das características da identidade infantil para a conquista
e a assimilação das determinações da condição adulta." "As estatísticas
mostram que, no Brasil, a grande maioria dos adolescentes tem suas vivências sexuais
plenas entre 14 e 16 anos. Isto não deve provocar nos pais e professores nenhuma
expressão de catástrofe, nem dirigir suas ações segundo uma pedagogia de
avestruz."
Minutagem / Conteúdo:
César Nunes é doutor do Departamento de Filosofia e História
da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Autor de diversos livros de
Filosofia, História e Educação. Foi professor da rede pública e particular, no Ensino
Médio e Fundamental. Trabalhou na implantação da Educação Sexual nas escolas
públicas nas décadas de 1980 e 1990, atuando nos movimentos sociais que reivindicaram
este espaço e defendiam a abordagem educacional do tema. É um dos fundadores e
principais dirigentes da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual) que busca
implementar a Educação Sexual Emancipatória como exigência ética, estética e
política da formação de sujeitos críticos e autônomos.
Esta é a fase de profundas mudanças, conflitos e contradições. A fase do rompimento
dos papéis infantis para uma conquista dos direitos e prerrogativas do mundo adulto. Este
é o momento da efetiva preparação e interesse pelo ato sexual, no qual a presença e a
intervenção adequadas dos educadores é fundamental para que se tenha uma sexualidade
emancipatória em todas as suas dimensões, afetiva, psíquica, biológica e moral.
São abordados, nesse vídeo, temas como:
- As mudanças físicas;
- A necessidade do respeito à condição de adolescente;
- Superação da onipresença da mãe e da onipotência do pai;
- Crise dos papéis sociais;
- Primeira menstruação e primeira polução;
- O namoro e a coreografia da expressão adolescente;
- A primeira experiência sexual;
- A masturbação;
- O aborto e as doenças sexualmente transmissíveis;
- A homossexualidade.
"Nós temos um preconceito em relação ao mundo adolescente. Sabemos todos e não
podemos esquecer do quanto é difícil a transição de uma perda do corpo infantil, das
características da identidade infantil para a conquista e a assimilação das
determinações da condição adulta."
"As estatísticas mostram que, no Brasil, a grande maioria dos adolescentes tem suas
vivências sexuais plenas entre 14 e 16 anos. Isto não deve provocar nos pais e
professores nenhuma expressão de catástrofe, nem dirigir suas ações segundo uma
'pedagogia de avestruz'."
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