Softwares Educativos

Vídeos Educativos

Vídeos para formação

Valores - VHS e DVD

Clique nos títulos para descrição
Os preços servem apenas como referência. Entre em contato conosco para
confirmação dos mesmos.
Tel/Fax: (21) 2208-9597 - ve@visaoeducacional.com.br


Auto-estima na Educação 
indisponível
Autonomia  indisponível
Autonomia e Autoridade na sala e aula    indisponível
Desenvolvimento Moral   indisponível



Auto-estima na Educação                                                                                    

Autor: Celso Antunes

Duração: 50min
Preço VHS ou DVD:  R$ 59,00   indisponível

Resenha:
Em entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, Celso Antunes fala sobre a auto-estima na Educação e nos faz ver que o desconhecimento desse tema é um dos maiores problemas da Educação.

Minutagem / Conteúdo:
O aluno sua frio. Sabe que não vai conseguir responder a todas as questões. O professor apenas observa e também acha que o aluno não dará conta do recado. No final, o resultado não surpreende ninguém. Esse é, segundo o pesquisador Celso Antunes, um dos principais mecanismos do fracasso escolar: expectativa negativa do professor, associada a meios insuficientes de avaliação, que progressivamente minam a auto-estima do aluno.

Qual é o conteúdo do vídeo?
Em formato de entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo, o autor navega por questões fundamentais na educação moderna, como a avaliação e as novas teorias sobre a Inteligência.

Qual é o papel da falta de auto-estima no fracasso escolar?
Celso Antunes defende que a escola forma alunos fracassados quando não reconhece como válidas outras competências, como os talentos para a música, as artes, os esportes, e mesmo para o relacionamento interpessoal.

Qual é o papel do professor nesse processo?
Citando pesquisas recentes, Celso Antunes mostra que o professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino de conteúdos. As expectativas que nutre sobre os alunos é o primeiro passo para conduzir as crianças ao sucesso ou ao fracasso escolar. Formar alunos confiantes, seguros, conscientes de seus potenciais e limites é um dos principais objetivos da Educação.

Autor: Celso Antunes é um dos mais respeitados educadores brasileiros. Especialista em novas concepções de Inteligência e o desenvolvimento emocional, Antunes é autor de 170 livros, e hoje divide seu tempo em atividades de consultoria, palestras realizadas por todo o Brasil e a reitoria da Universidade de Santana.

Duração:
50 min.

volta
Autonomia

1774.jpg (11972 bytes)Autor: Constance Kamii
Duração: 45min
Preço VHS ou DVD:  R$ 59,00     indisponível

Resenha:
Autonomia é a capacidade de tomar decisões nos campos moral e intelectual, independentemente de recompensa e punição.

Minutagem / Conteúdo:

- Autonomia segundo Piaget
Recompensa e punição - heteronomia
- Sanções por reciprocidade - autonomia
- Conhecimento físico, social e lógico-matemático
- O caminho para a decisão
- Jogos em grupo
- Limites
- Sociedade tecnológica
- Avaliação
- Os conteúdos e a autonomia
- Situações para a construção da autonomia

Constance Kamii
é professora titular na Universidade do Alabama Birmingham, nos EUA. Doutora em Educação e Psicologia pela Universidade de Michigan, Constance Kamii foi aluna e colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos. Fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores. Autora de diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, Kamii trata das questões do ensino da Matemática e acredita que a autonomia deve ser a finalidade máxima da educação.

Duração: 45min.

volta

 

Autonomia e Autoridade na sala de aula                                                                                  

Autor: José Ernesto Bologna
Duração: 1h25
Preço VHS ou DVD:  R$ 59,00   indisponível

Resenha:
Nesta entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, José Ernesto Bologna fala sobre o novo perfil do educador, faz uma análise da juventude e mostra como o educador pode uma das maiores preocupações da escola: a disciplina.

Minutagem / Conteúdo:
As modificações pelas quais passa a sociedade têm uma profunda influência na sala de aula e na profissão do educador. Nesta entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, José Ernesto Bologna fala sobre o novo perfil do educador, faz uma análise da juventude e mostra como o educador pode uma das maiores preocupações da escola: a disciplina.

Qual é o conteúdo do vídeo?
Em formato de entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo.

Leia alguns trechos da entrevista:

"O erro do educador é querer conceber uma juventude sem transgressão. Sem sufocar, devemos estreitar os limites para que, uma vez transgredidos, o jovem ainda caia numa área de segurança pessoal."

"A disciplina se forma a partir de pequenos detalhes. Incentivar rituais simples, como a preparação cuidadosa do material escolar antes de uma atividade escolar, é uma atitude profundamente educativa."

"Não dá para resolver o problema da falta de disciplina olhando somente para a sala de aula. É preciso perceber as interações sociais e uma contextualização histórica."

Autor: José Ernesto Bologna, psicólogo e administrador de empresas, é consultor em desenvolvimento humano em grandes instituições educacionais e empresas. Autor de diversos livros, Bologna é um requisitado palestrante sobre o tema abordado nesta fita.

Duração:
85 min.

volta

 

Desenvolvimento Moral                                                                                    

Autor: Yves de La Taille
Preço VHS ou DVD:  R$ 59,00   indisponível

Resenha:
Neste vídeo, o pesquisador Yves de La Taille aborda um dos mais importantes temas para compreender o comportamento de crianças, adolescentes e aulas: o desenvolvimento moral. Partindo de conceitos formados por autores clássicos e depois ampliados em suas pesquisas, Yves oferece uma visão clara e accessível de como se dá o desenvolvimento da moralidade no ser humano. - A psicologia moral é um campo rico, pois obriga a pensar na afetividade e na cognição, em seu confronto ou em sua complementaridade.

Minutagem / Conteúdo:
"A psicologia da moral é um campo rico, pois obriga a pensar na afetividade e na cognição, em seu confronto ou em sua complementaridade".
"Como e por quais processos a criança torna-se um ser moral?
Que processos psicológicos presidem o processo de uma pessoa tomar para si como obrigatória determinada conduta, e como desejável certo comportamento ou atitude?"
"O sentimento de confiança é muito importante. Para se convencer a entrar no mundo moral, a criança precisa pensar que há boas regras, mas também precisa acreditar que há boas pessoas".

Yves de La Taille
Professor livre-docente e Chefe do laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem do Instituto de Psicologia- Universidade de São Paulo (USP).

Neste vídeo, o pesquisador Yves de La Tailleaborda um dos mais importantes temas para compreender o comportamento de crianças, adolescentes e adultos: o desenvolvimento moral. Partindo de conceitos formulados por autores clássicos e depois ampliados em suas pesquisas, Yves oferece uma visão clara e acessível de como se dá o desenvolvimento da moralidade no ser humano.
Dessa forma, são abordados nesse vídeo temas como:
- Conceito de ética e moral;
- Conceitos de anomia, heteronomia e autonomia;
- Regras, príncipios e valores;
- O desenvolvimento moral do ponto de vista cognitivo e afetivo;
- Os sentimentos da criança;
- A questão dos sentimentos da confiança e da vergonha;
- Virtudes: excelências do caráter. A justiça e outras virtudes.
- A importância do tema do desenvolvimento moral para a Educação.

Para adquirir:
ve@visaoeducacional.com.br
tel/fax: (21) 2208-9597

volta
Home|A Empresa|Artigo|Catálogo|Clientes|Como comprar|Cursos|Download|Eventos|LançamentoslLivros|Contatol