Autor: Celso Antunes
Duração: 50min |
Preço VHS ou DVD: R$ 59,00 indisponível
|
Resenha:
Em entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, Celso Antunes
fala sobre a auto-estima na Educação e nos faz ver que o desconhecimento desse tema é
um dos maiores problemas da Educação.
Minutagem / Conteúdo:
O aluno sua frio. Sabe que não vai conseguir responder a todas
as questões. O professor apenas observa e também acha que o aluno não dará conta do
recado. No final, o resultado não surpreende ninguém. Esse é, segundo o pesquisador
Celso Antunes, um dos principais mecanismos do fracasso escolar: expectativa negativa do
professor, associada a meios insuficientes de avaliação, que progressivamente minam a
auto-estima do aluno.
Qual é o conteúdo do vídeo?
Em formato de entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo, o autor navega por
questões fundamentais na educação moderna, como a avaliação e as novas teorias sobre
a Inteligência.
Qual é o papel da falta de auto-estima no fracasso escolar?
Celso Antunes defende que a escola forma alunos fracassados quando não reconhece como
válidas outras competências, como os talentos para a música, as artes, os esportes, e
mesmo para o relacionamento interpessoal.
Qual é o papel do professor nesse processo?
Citando pesquisas recentes, Celso Antunes mostra que o professor precisa reconhecer a
dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino de
conteúdos. As expectativas que nutre sobre os alunos é o primeiro passo para conduzir as
crianças ao sucesso ou ao fracasso escolar. Formar alunos confiantes, seguros,
conscientes de seus potenciais e limites é um dos principais objetivos da Educação.
Autor: Celso Antunes é um dos mais respeitados educadores brasileiros.
Especialista em novas concepções de Inteligência e o desenvolvimento emocional, Antunes
é autor de 170 livros, e hoje divide seu tempo em atividades de consultoria, palestras
realizadas por todo o Brasil e a reitoria da Universidade de Santana.
Duração: 50 min.
|
Autonomia Autor: Constance Kamii
Duração: 45min
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
Autonomia é a capacidade de tomar decisões nos campos moral e
intelectual, independentemente de recompensa e punição.
Minutagem / Conteúdo:
- Autonomia segundo Piaget
Recompensa e punição - heteronomia
- Sanções por reciprocidade - autonomia
- Conhecimento físico, social e lógico-matemático
- O caminho para a decisão
- Jogos em grupo
- Limites
- Sociedade tecnológica
- Avaliação
- Os conteúdos e a autonomia
- Situações para a construção da autonomia
Constance Kamii
é professora titular na Universidade do Alabama Birmingham, nos EUA. Doutora em
Educação e Psicologia pela Universidade de Michigan, Constance Kamii foi aluna e
colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos. Fez diversos cursos de pós-doutoramento nas
universidades de Genebra e de Michigan ligados à Epistemologia Genética e a outras
áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores. Autora de
diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, Kamii trata das
questões do ensino da Matemática e acredita que a autonomia deve ser a finalidade
máxima da educação.
Duração: 45min.
Autonomia e
Autoridade na sala de aula
Autor:
José Ernesto Bologna
Duração: 1h25
Preço VHS ou
DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
Nesta entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, José Ernesto
Bologna fala sobre o novo perfil do educador, faz uma análise da juventude e mostra
como o educador pode uma das maiores preocupações da escola: a disciplina.
Minutagem / Conteúdo:
As modificações pelas quais passa a sociedade têm uma profunda
influência na sala de aula e na profissão do educador. Nesta entrevista ao jornalista
Paulo de Camargo, José Ernesto Bologna fala sobre o novo perfil do educador, faz uma
análise da juventude e mostra como o educador pode uma das maiores preocupações da
escola: a disciplina.
Qual é o conteúdo do vídeo?
Em formato de entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo.
Leia alguns trechos da entrevista:
"O erro do educador é querer conceber uma juventude sem transgressão. Sem sufocar,
devemos estreitar os limites para que, uma vez transgredidos, o jovem ainda caia numa
área de segurança pessoal."
"A disciplina se forma a partir de pequenos detalhes. Incentivar rituais simples,
como a preparação cuidadosa do material escolar antes de uma atividade escolar, é uma
atitude profundamente educativa."
"Não dá para resolver o problema da falta de disciplina olhando somente para a sala
de aula. É preciso perceber as interações sociais e uma contextualização
histórica."
Autor: José Ernesto Bologna, psicólogo e administrador de empresas, é consultor
em desenvolvimento humano em grandes instituições educacionais e empresas. Autor de
diversos livros, Bologna é um requisitado palestrante sobre o tema abordado nesta fita.
Duração: 85 min.
Desenvolvimento
Moral
Autor:
Yves de La Taille
Preço VHS
ou DVD: R$ 59,00 indisponível
Resenha:
Neste vídeo, o pesquisador Yves de La Taille aborda um dos mais
importantes temas para compreender o comportamento de crianças, adolescentes e aulas: o
desenvolvimento moral. Partindo de conceitos formados por autores clássicos e depois
ampliados em suas pesquisas, Yves oferece uma visão clara e accessível de como se dá o
desenvolvimento da moralidade no ser humano. - A psicologia moral é um campo rico, pois
obriga a pensar na afetividade e na cognição, em seu confronto ou em sua
complementaridade.
Minutagem / Conteúdo:
"A psicologia da moral é um campo rico, pois obriga a
pensar na afetividade e na cognição, em seu confronto ou em sua complementaridade".
"Como e por quais processos a criança torna-se um ser moral?
Que processos psicológicos presidem o processo de uma pessoa tomar para si como
obrigatória determinada conduta, e como desejável certo comportamento ou atitude?"
"O sentimento de confiança é muito importante. Para se convencer a entrar no mundo
moral, a criança precisa pensar que há boas regras, mas também precisa acreditar que
há boas pessoas".
Yves de La Taille
Professor livre-docente e Chefe do laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da
Aprendizagem do Instituto de Psicologia- Universidade de São Paulo (USP).
Neste vídeo, o pesquisador Yves de La Tailleaborda um dos mais importantes temas para
compreender o comportamento de crianças, adolescentes e adultos: o desenvolvimento moral.
Partindo de conceitos formulados por autores clássicos e depois ampliados em suas
pesquisas, Yves oferece uma visão clara e acessível de como se dá o desenvolvimento da
moralidade no ser humano.
Dessa forma, são abordados nesse vídeo temas como:
- Conceito de ética e moral;
- Conceitos de anomia, heteronomia e autonomia;
- Regras, príncipios e valores;
- O desenvolvimento moral do ponto de vista cognitivo e afetivo;
- Os sentimentos da criança;
- A questão dos sentimentos da confiança e da vergonha;
- Virtudes: excelências do caráter. A justiça e outras virtudes.
- A importância do tema do desenvolvimento moral para a Educação.
Para adquirir:
ve@visaoeducacional.com.br
tel/fax: (21) 2208-9597
Home|A Empresa|Artigo|Catálogo|Clientes|Como
comprar|Cursos|Download|Eventos|LançamentoslLivros|Contatol
|